Manual Pratico do Puxa-saco, by Barromeu

31/12/2009 13:04

 

Mais uma das nossas cartinhas

Manual do puxa-saco:

"Para uma boa exemplificação vamos criar um personagem fictício que atenderá pelo codinome "Chicão, o açogueiro".

Hoje, enquanto escrevo esta missiva não estou com muita inspiração e vou me ater apenas num personagem, em outra oportunidade escrevo mais dos outros, cada um deve ter sua vez e também é porque já fui puxa em épocas passadas e hoje adquiri um cabedal de conhecimento e posso falar com excelência de causa. Analise minha situação e se espelhe nesta minha experiência, sofro numa sala de aula (Puxa como é dificil!!!) olhando e sendo olhado por aqueles que muitas vezes maltratei. Então, meu amigo Chico, isto é passageiro. A vida ativa de um puxa como você dura pouco, ainda mais quem tem inclinação para a corrupção, fique atento.

Puxar o saco, segundo o dicionário Aurélio é bajular, fazer tudo que outrem deseja...

Como agir corretamente diante das oportunidades de se puxar saco;

1*, junte um grupo de atroiados, ops! Voluntários simpatizantes,(aliás atroiados,sim, pois o termo deriva de Troia, a cidade que colocou um cavalo de madeira cheio de inimigos dentro da cidade. Aqui aconteceu o mesmo só que oque foi colocado foi um burro. Desculpe o termo, mas ele está agindo assim) e marque várias reuniões com os candidatos a gerentes da fazenda rica de Santana do Araguaia, a fim de se mostrar e dizer que você é o tal.

2*, afaste aqueles que te ajudaram(vai que eles são mais competentes e "roubem" seu lugar)EX.:Bar Romeu.

3*,não considere ninguém, vire as costas para todos aqueles que você julga ser mais competente que você(que são muitos!!! No caso específico do puxa-saco, ele puxa mesmo é porque não é dotado de nenhuma competência)

4*, aja de maneira soberba, julgue-se auto-suficiente, imune.(são algumas características do puxa-saco)

5*, atenda a tudo e mais um pouco que o mestre mandar(é aqui que o puxa-saco se destaca: maltrata, destrata, condena, cuspe nas mãos de quem já o ajudou, mais uma coisa o puxa-saco fictício não deve jamais esquecer: é que ele sempre vai ser um professor, se me permite o julgo: um péssimo professor!!! Basta revirar o passado.

6*, rodear de outros puxas: Puxa-Sam, Puxa-Fátima,(Puxa, so os dois que sobraram daquele grupo do qual me referi no item 1, são os inofensivos), Puxa-Agro, e a Puxa-Nc? Que é Puxa do do outro, pois este puxa já o excluiu.

Agora, o que é pior ou perigoso, é quando um Puxa é descartado, como o Leo e a Léo, que era contadíssima para cargos dentro da secretaria e hoje faz oposição severa e já está dentro de um conselho. Chego até mesmo a pensar que teria sido melhor se ela tivesse ficado dentro da secretaria para ajudar a arrumar a balburdia daquele lugar.

Hoje verifico e até compreendo o PT te excluir, tu não prestava mesmo hein, cara! Caramba, e você ainda abria a boca para dizer que era vítima.

Na verdade, eu fico mesmo até com o sentimento de pena, pois todos na cidade já ouvem os comentários, os burburinhos que a secretaria vai ser entregue ao PPS. Onde você será reloucado? Sua graduação (aquela que você eo Wendell entraram de gaiato) é para sala de aula, mas eu torço que o gestor crie um cantinho para não deixá-lo desamparado. Desamparado sim, porque a categoria aceita com mais facilidade um vendido de direita que todos já conhecem a posição, não um cara que dizia sempre ser militante, socialista, atuante sindicalista que presa pelo bem da sua categoria ou companheiro, mas que se revelou um tremendo dum pelego, permite a observação, o maior que já conheci, renunciou a tudo que apregoava. Desejo sinceramente que fique em outro lugar fora da sala de aula, e se for para mesmo, não trate os alunos como você tem tratado seus colegas, seja humano!

Quisera eu falar para você em pé de igualdade, como noutros tempos das cocas-cola, o problema é que eu não consigo, você nunca tem tempo para atender as pessoas, escrevo estas coisas que é pra você refletir quando você sair (um dia você vai sair!!!) coloque a mão na sua conciência e veja se ajudou a melhorar ou a piorar a situação da educação de Santana do Araguaia.

Lamentamos muito, não pudemos colocar essa carta antes, porque nao tinhamos ela em mãos, tao logo a conseguimos, logo a colocamos no blog. A proxima estará postada logo mais. Aguardem!!!

—————

Voltar